Cálculo do Fator Previdenciário

 

O cálculo do fator previdenciário é um dos cálculos previdenciários mais chatinhos de aprender, porque tem aquela fórmula horrorosa…

 

Realmente são muitos detalhes que devem ser levados em conta no cálculo do fator previdenciário e isso pode assustar um pouco o advogado previdenciarista (que, por ser advogado, tem uma aversão natural aos números).

 

Mas nada tema!

 

Meu objetivo é sempre ensinar o direito previdenciário, principalmente os Cálculos Previdenciários, de uma forma didática, sem traumas, desmistificada…

 

Por isso eu digo que, se a gente separar por partes e estudarmos um pouquinho de cada vez, fica muito mais fácil!

 

Neste artigo vou ensinar um pedacinho do cálculo que faz parte do cálculo geral do fator previdenciário. Vamos lá?

 

A Fórmula do Fator Previdenciário – Tc e Id

 

Ok, vamos olhar a fórmula do fator previdenciário…

 

Cálculo do Fator Previdenciário

 

Socorro, né? Mas vou te ensinar a perder o medo dela…

 

Está vendo os símbolos Tc e Id? Eles significam “Tempo de Contribuição” e “Idade”. Ou seja, o tempo de contribuição e a idade do segurado no momento da aposentadoria são utilizados no cálculo do fator previdenciário.

 

Mas uma coisa que poucas pessoas sabem é que tanto o tempo de contribuição quanto a idade devem ser usados em seus valores EXATOS.

 

[Obs.: Eu já falei um pouco sobre isso no meu artigo “Como calcular aposentadoria por tempo de contribuição em 7 passos“. Recomendo a leitura!]

 

Por exemplo: se uma pessoa tem tempo de contribuição de 35 anos, 2 meses e 21 dias, não devemos utilizar apenas “35” na fórmula. Os dias e meses não podem ser ignorados.

 

A mesma coisa a idade, muito difícil alguém se aposentar exatamente no dia do aniversário, né? A pessoa sempre vai ter alguns meses e/ou dias a mais.

 

Mas como fazemos para transformar esses meses e dias de uma forma que possamos colocar na fórmula?

 

É isso que eu ensino no vídeo abaixo! Vamos assistir um aulinha rapidinha comigo?

 

 

Viu? Nada demais, né?

 

Se você quiser aprender o resto do cálculo do fator previdenciário, clique aqui e inscreva-se na minha palestra online (totalmente gratuita). Ela vai ser dia 07 de Fevereiro (quarta-feira) às 10 h (ao vivo!).

 

Nesta palestra, eu também vou te explicar porque deixar o cálculo do valor do benefício do seu cliente nas mãos do INSS está prejudicando seus honorários. Garanta logo sua inscrição pois as vagas da sala virtual são limitadas por questões técnicas.

 

Te vejo lá!

Compartilhe:

Comentários

A Palestra Quer dominar cálculos previdenciários e faturar até 2 vezes mais? começará em

14 : 59 minutos segundos




SIM! Quero aprender agora!

100% de privacidade. Eu nunca vou te enviar um spam!

Tempo restante: 14 minutos e 59 segundos

Share This