O que é INFBEN? Conheça a tela de informações do benefício do INSS

INFBEN é um documento que traz as informações do benefício previdenciário de um segurado. Neste artigo, trago explicações detalhadas sobre este documento.
Total
0
Shares
O que é INFBEN? Conheça a tela de informações do benefício do INSS

Se o seu cliente tem (ou já teve) um benefício previdenciário, é essencial que você requeira o INFBEN para estudar o seu caso.

O que é o INFBEN – Conceito

INFBEN é um documento que traz as informações do benefício previdenciário de um segurado.

Ele é uma das telas do Plenus (ou Plenus-CV3), que é um software de consulta de informações cadastrais dos beneficiários da Previdência Social, inclusive vencimentos (somente relativos ao último ano), além de dados técnicos sobre os benefícios concedidos.

Um mesmo segurado pode ter mais de um INFBEN, se ele receber (ou já tiver recebido) mais de um benefício.

Por exemplo: dois auxílios-doença em momentos diferentes, aposentadoria e pensão por morte, etc.

Informações do INFBEN

O INFBEN contém as seguintes informações (dentre outras):

  • NB (número do benefício);
  • CPF do segurado;
  • NIT do segurado;
  • Situação do Benefício;
  • Data de nascimento do segurado;
  • Sexo do segurado;
  • Espécie do benefício;
  • MR Base (valor atual do benefício);
  • DAT (Data do Afastamento do Trabalho);
  • DER (Data de Entrada do Requerimento);
  • DIB (Data de início do Benefício);
  • DIB ANT (Data de início do Benefício Anterior);
  • DDB (Data de Despacho do Benefício);
  • DCB (Data de Cessação do Benefício).

Como é o INFBEN

Para os colegas iniciantes na seara Previdenciária, acredito que seja interessante mostrar como é a “cara” de um documento INFBEN.

Por isso, trouxe a imagem abaixo (cobri as informações para proteger o sigilo do cliente).

Se a imagem for útil para você, compartilhe este artigo para que mais colegas tenham acesso a esta informação 🙂

INFBEN
Clique na imagem para ver maior.

Como solicitar o INFBEN

Ao contrário do CNIS, não é possível consultar o INFBEN pela internet atualmente.

É preciso ir até uma agência do INSS para requerê-lo (não precisa de agendamento).

Quais documentos necessários para consultar o INBEN

Os documentos necessários para a consulta do INFBEN são: RG, CPF e procuração (se não for solicitada pelo próprio segurado).

[Leia também: “Tudo sobre CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) – dicas, o que é e como obter“]

Gostou do artigo? Então, se você é advogado, também irá gostar da ficha de atendimento a clientes para causas previdenciárias que eu disponibilizei para os meus leitores. Informe o seu e-mail no formulário acima e eu a enviarei para você gratuitamente.

FONTES:

A necessária utilização de bancos de dados e sistemas previdenciários (cnis, cnisa, plenus) pela polícia judiciária da união para investigação dos crimes previdenciários;

CNIS – algumas das siglas e termos usadas no INSS.

3 comentários
  1. bom dia, e essa sigla APR, que aparece acima de MR BASE, o que significa?
    No INFBEN do meu cliente o valor constante em APR é quase o dobro do valor que consta em MR BASE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar