10 coisas que aprendi com meu blog jurídico

No aniversário de 4 anos do site “Desmistificando o Direito” quero compartilhar com você nossos acertos, erros e tudo o que aprendemos nesta jornada!
Total
27
Shares
marketing-jurídico-digital

Introdução

Prezados colegas advogados, olá! Este mês o blog Desmistificando o Direito completou 4 anos de existência e isso me deixou muito pensativa…

O Desmistificando o Direito tem sido uma jornada incrível. Tivemos altos e baixos, acertos e erros, momentos em que pensávamos que nada podia nos parar e momentos em que pensamos em desistir…

Por isso, queria compartilhar com você nossos sucessos, falhas e tudo o que aprendemos neste período!

Assim, se você, por qualquer razão, tiver interesse neste universo digital, pode aprender um pouquinho comigo e evitar algumas pedras no caminho.

Vem comigo reviver esta jornada?

Como tudo começou…

Essa história começa bem antes do nascimento do Desmistificando o Direito, na verdade. Começa em meados de 2013…

Nesta época, eu estava procurando uma forma ética de conseguir clientes, sem ofender as normas da OAB.

Eu estava formada há mais de um ano mas, sem nenhum “padrinho” na advocacia, conseguir clientes estava beeeem difícil!

Estudando, descobri que a OAB permite que advogados tenham blogs informativos como forma de publicidade ética.

Fiquei muito feliz com isso, pois eu poderia juntar duas coisas que eu já amava fazer:

  • escrever sobre Direito e
  • explicar o Direito para as pessoas leigas (meus clientes elogiavam bastante quando eu explicava o direito para eles, o que me deixava com uma incrível sensação de “dever cumprido”);

Isso me levou, no final de 2013, a começar um blog no qual eu escrevia sobre o direito para pessoas leigas, com uma linguagem simples para que todos entendessem. Chamei este blog de Adblogando.

Publicidade ética na advocacia

A primeira lição que eu tenho para advogados que têm interesse no universo digital é que é permitido que nós tenhamos blog como forma de publicidade ética.

O que aprendi: tenha um blog informativo sobre Direito.

Domínio pago ou gratuito?

Eu comecei a pensar em fazer o blog mais ou menos na metade do ano de 2013. Visitei o site Registro.br e registrei meu primeiro domínio.

Registrar um domínio é baratinho: apenas R$ 40,00 por ANO. E é muito mais profissional do que usar domínios gratuitos, como o “blogspot.com.br” ou “wordpress.com”.

Isso foi uma coisa que eu fiz certo logo de cara, porque tinha estudado um pouquinho. Então fica a minha primeira lição para você:

O que aprendi: registre um domínio próprio.

Nem todo blog nasce igual…

Após isso, fiquei “enrolando”, sem saber o que fazer, até dezembro de 2013. Neste mês eu comecei a fazer um blog no “blogger” do Google.

Esta ferramenta é bem fácil de usar e te dá a opção de usar o seu próprio domínio, além de ser gratuita.

Apesar de eu ter começado com o blogger, eu não recomendo que você comece seu blog com ele. Já explico…

Em meados de 2014, após muito estudo, resolvi fazer algumas mudanças no blog:

  • mudei a minha hospedagem gratuita do Google para uma hospedagem paga (nada muito caro);
  • mudei a plataforma do blogger para o WordPress.org (também é gratuito).

Se eu puder dar uma só dica para você começar o seu blog hoje seria: use o WordPress! Não o wordpress.com (este eu nunca usei, mas dizem que é pior que o blogger), mas o wordpress.org.

Não vou entrar em detalhes ou este artigo vai ficar imenso, mas digo que o WordPress torna muito mais fácil “profissionalizar” um blog.

Apesar de ser possível migrar o seu blog do blogger para outra hospedagem, eu não recomendo isso. Deu MUITO trabalho e até hoje eu tenho que ficar arrumando os links quebrados que foram gerados com esta mudança!

Se estiver começando, aprenda com meus erros e comece direito! Hehe! Fica a dica!

O que aprendi: use o WordPress!

Design importa

Também em meados de 2014 decidi personalizar meu blog e contratei uma designer que fez uma arte linda.

Valeu super a pena o investimento, porque uma arte bonita com cores bem trabalhadas faz toda a diferença! O seu blog precisa ser bonito também!

Isso porque segundo pesquisas realizadas em 2014 por empresas especializadas em tráfego online, um internauta leva apenas 8 segundos para decidir se continua navegando no seu site ou se fecha a página e parte para a página do concorrente (fonte).

O que aprendi: tenha um site visualmente bonito!

Meu primeiro “Growth Hack”

Relembrando… no final de dezembro de 2013 eu publiquei o meu primeiro artigo. Era o Adblogando que estava começando…

Mas os poucos leitores que eu tinha eram apenas os meus amigos que chegavam ao meu blog através dos meus compartilhamentos no Facebook.

Perdida e sem saber o que fazer, descobri sem querer o meu primeiro “hack” para conseguir leitores.

Jusbrasil: seu lindo

Em janeiro de 2014, comecei a publicar meus artigos também no JusBrasil. E a coisa mudou bastante, passei a ter muitos mais leitores!

O JusBrasil me proporcionava (e me proporciona até hoje) muitos leitores, pois este site / rede social jurídica é gigante e muito respeitado!

Comecei a colocar, nos artigos publicados no JusBrasil, links para o meu blog, chamando os leitores para conhecê-lo e isso funcionou muito bem.

Foram as pessoas queridas do Jusbrasil quem reconheceram meu talento pela primeira vez. Eu fui convidada para palestrar no primeiro evento do Jusbrasil: o Jusbrasil Conecta!

Neste evento, palestrei ao lado de grandes nomes do Direito, como o saudoso prof. Luiz Flávio Gomes.

Para saber um pouco mais da minha história com o Jusbrasil, leia: Porque eu amo o JusBrasil!, JusBrasil Conecta: você conectado a Alessandra Prata e O que mudou na minha vida depois de começar a publicar no Jusbrasil?

O que aprendi: tenha um perfil no Jusbrasil e publique artigos lá.

Meu segundo “Growth Hack”

E até mais ou menos a metade de 2014 foi assim: eu simplesmente escrevia sobre algum assunto que eu julgasse interessante, publicava no meu blog e, depois, no JusBrasil e fui crescendo, bem devagar.

Ah, como era difícil fazer o Google colocar algum texto meu nas primeiras páginas de busca!

Isso estava me incomodando muito e eu comecei a estudar para descobrir se tinha algum jeito de fazer meus artigos aparecerem mais no Google.

Técnicas que importam

Foi quando descobri o SEO  (Search Engine Optimization) e isso mudou completamente a minha forma de trabalhar!

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas, métodos e / ou estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca.

Ou seja, quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website, apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica (fonte).

Aprendi as técnicas de SEO, dentre as quais como fazer pesquisa de palavras-chave e descobri como “adivinhar” o que as pessoas queriam ler.

Atualmente, tenho muitas páginas muito bem posicionadas no Google e isso traz muitos leitores para os meus artigos!

O que aprendi: estude SEO para rankear no Google!

Como analisar os resultados?

Na mesma época que eu descobri o SEO, eu também descobri o Google Analytics, que é uma ferramenta ESSENCIAL para qualquer pessoa que tenha um site ou blog.

O Google Analytics é um serviço grátis e fantástico do Google, que permite a você monitorar em detalhes todas as visitas que você recebe em seu blog ou site.

É possível saber quantas pessoas visitam seu blog, de que site elas vieram, que artigos acessaram, em que parte do mundo estão e muito mais (fonte).

Esta ferramenta me permite saber, por exemplo, que nos últimos 30 dias o Desmistificando teve  249 mil visualizações de página, que, neste exato momento, 47 pessoas estão visitando o blog e que 35,7% das pessoas que visitaram meu blog no último mês têm entre 25 e 34 anos de idade.

O que aprendi: use o Google Analytics para medir seus resultados!

Meu terceiro “Growth Hack”

Devido a todo este meu empenho, comecei a atrair muitos leitores, muito mais do que eu imaginava (tanto que tive que começar a pagar uma hospedagem mais cara para dar conta do tráfego).

Olha o tráfego do Adblogando de outubro de 2015!

GeHnCLAkjslJNXTe2zEJ3VDAYOR8IVlOjqJZwQI zdVWGH5hnrwcrd8nqWGK FRfHshvG3xR5dV0zy6af2FFJ4QGoXFiGe mlyikKKJht4B3EE8dIuCo MhnNvqjEkxgqLssW7QF - 10 coisas que aprendi com meu blog jurídico

Além disso, eu percebi que eu estava atingindo também um público que eu não imaginava atingir a princípio: meus colegas advogados.

Meus colegas estavam gostando muito do meu conteúdo e queriam aprender comigo. Eu me senti tão honrada!

Logo vi que continuar trabalhando sozinha não seria o suficiente, eu precisava de alguma coisa mais robusta…

Acompanhado é melhor!

Sabe aquela frase “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”? Pois é…

Foi quando, no final de 2015, eu tive a sorte de encontrar pessoas maravilhosas que pensavam como eu: o Tiago e a Ylena.

Eles toparam embarcar comigo em um ambicioso projeto: levar conhecimento jurídico de forma acessível de fácil entendimento para operadores do Direito, principalmente advogados.

Resolvamos focar no Direito Previdenciário, porque:

  • era minha área de especialidade;
  • eu percebi que é uma área que carece de pessoas especializadas para ajudar a infinidade de clientes que existem.

A ideia era fazer algo diferente, que fugisse do padrão de comunicação padrão do Direito.

E assim surgiu o “Desmistificando o Direito” – um projeto grande, que não se limita só ao novo blog que criamos.

Também inclui vídeos, comunicação por diversas redes socais e cursos digitais em formato diferenciado.

Assim, eu consegui finalmente estruturar profissionalmente meu conhecimento de forma a passar ele para frente e ajudar outras pessoas no Direito Previdenciário.

O que aprendi: não caminhe sozinho!

O Vale

Em 2018, tanto eu quanto meus parceiros do Desmistificando o Direito nos deparamos com várias adversidades no campo da nossa vida pessoal.

Foi uma fase muito difícil para todos nós. Eu, por exemplo, já não conseguia mais escrever artigos com tanta frequência.

Assim, o Desmistificando foi, aos poucos, perdendo o gás.

Para completar, eu me mudei para o Canadá no início de 2019 e bem… Digamos que a adaptação foi bem mais difícil do que eu tinha antecipado!

Nós nos esforçamos muito para mantermos vivo o projeto que tanto amamos mas, com pouquíssima produção de conteúdo, vimos nossos números diminuírem cada vez mais…

Para você ter uma ideia, no 27 de outubro de 2018, um sábado, tivemos somente 209 visitantes no site.

Compare com 03 de junho de 2017, também sábado, quando tivemos 1.999 visitantes no site e você vai entender porque chamei este subtópico de vale…

Comprometimento com o conteúdo

Quando temos um negócio digital baseado na produção de conteúdo, como é meu caso, as coisas mais importante é o comprometimento com a produção de conteúdo, o editorial!

É preciso publicar com frequência e sempre abordar assuntos recentes e relevantes para os leitores.

Mas, seja por qualquer motivo, às vezes não vamos querer ou poder publicar tanto. Porque realmente não é fácil, né?

Mas é PRECISO haver um grande comprometimento com o editorial! É só ver o gráfico que eu acabei de compartilhar acima…

Não adianta ser imediatista e querer descobrir estratégias mirabolantes para ir atrás de público ou novos clientes.

É preciso ter visão a longo prazo. Trabalho sério, constante e bem planejado se paga no longo prazo!

Quando eu entrei neste “vale” que isso ficou ainda mais claro para mim!

O que aprendi: tenha comprometimento com a publicação de conteúdo.

A nova escalada

Foi neste momento que pensamos em desistir… As despesas para manter o site com os artigos gratuitos no ar, somada a outras ferramentas e salários de colaboradores se tornaram maiores que nossas receitas.

Mas jogar pela janela um projeto que amamos tanto, no qual trabalhamos tão intensamente não fazia o menor sentido…

Em 2019, eu ainda estava batalhando contra problemas pessoais e me adaptando à minha vida nova no Canadá. Por isso, trabalhava muito pouco no Desmistificando.

As coisas não permanecem iguais…

Os leitores começaram a perceber que algo não estava bem. Fiquei muito emocionada com o carinho que recebi.

Muitos enviaram mensagens me perguntando o que estava acontecendo, se poderiam fazer alguma coisa. Alguns enviaram artigos para serem publicados no blog.

Eu estava parando, mas a comunidade do Desmistificando, não…

Ficou claro para mim e meus parceiros que o Desmistificando era bem maior do que eu e não sobreviveria se ficasse resumido a mim… Nós precisamos nos reinventar.

Assim, começamos a buscar pessoas que se identificassem com o Desmistificando o Direito e quisessem fazer parte do projeto.

E, mais uma vez, tive a sorte de encontrar pessoas maravilhosas para percorrer este caminho comigo: o Dr. Bruno Carneiro, o Dr. Anderson Ribeiro e a Dr.ª Catiana Matias.

Com eles, passamos a produzir mais conteúdos gratuitos para retomar o crescimento do blog e também criamos novos cursos digitais para ajudar nossos colegas advogados.

Olha o crescimento no resultado de 2019!

xmLDQF19eGZOGESvci9gjanzgxvVaVOtlp Icq31DjBkkppVUw2ROWpntbZbVEaDKcSKU0duuvUiBMT1WrkI2 Fjc Z9zgtzliyVb19eARwS3zxxpOEwcKNGDzPxzqK0JT06Jc  - 10 coisas que aprendi com meu blog jurídico

No início de 2020, tomamos ainda mais fôlego pois, finalmente, superei meus problemas e consegui me adaptar à minha nova vida (pelo menos o tanto suficiente para eu ser funcional, hehehe!).

Nosso comprometimento com o projeto e a sinergia que conseguimos encontrar neste trabalho se provou tão poderosa que conseguimos crescer mesmo diante da maior adversidade do nosso tempo: a pandemia da Covid-19.

O que aprendi: se reinvente quando for preciso

Como estamos hoje

Como eu disse anteriormente, a retomada da produção de conteúdo constante, foi algo muito importante para que eu alcançasse os números que estou comemorando hoje. Veja, por exemplo, no caso do Adblogando.

Quando comparamos os números de 2018, quando o conteúdo estava estagnado, com 2019, quando voltamos… é possível ver um crescimento de mais de 15% de novos usuários no blog e as visualizações cresceram mais de 30%. 

Fica claro como a produção frequente de conteúdo relevante é importante para o trabalho de um blog jurídico.

HuuoqPpO00PmmgT2IRKVNI 0pneFWqhHGikwtntYJz3xBBzcIknI1iJZCcOIQDcgZzMJ7veLKSq0QNG CtplL rmwnFGMVGRitT Gd5lHrk3aMo2DPfeEEnjCOpRtZu5Jl2mZ7lK - 10 coisas que aprendi com meu blog jurídico

E no caso do Desmistificando o Direito, os resultados alcançados após a retomada do conteúdo também foram muito expressivos. Abaixo você pode ver que houve uma recuperação de usuários de mais de 15%, além disso, o número de novos usuários ultrapassou a marca dos 17%.

Fica evidente como a frequência de conteúdo, que no nosso caso começou a crescer em maio, muda o quadro de interação e presença dos usuários. 

Me2c0N0lRLq60WB4vzqXrN7tEPpe2XyE QP9 CO5UE0ZrcEAwlQif2ZMgLSPk1oSnn1McQMID2H5oyefm65qPNSTD jDDIDS prDS4bAQ9gr6Upcl7v7itz0ml2FgenmjNw iU4S - 10 coisas que aprendi com meu blog jurídico

Eu fiquei muito feliz com essa nossa retomada, não só pelos números alcançados, mas por estar me sentindo muito mais produtiva e ver que tudo isso rende resultados expressivos. 

Mas depois de ver esses números, você deve estar se perguntando como está, de fato, o nosso cenário atual.

Bom… como eu já disse em outras oportunidades, os resultados positivos não chegam com truques de mágica e nem acontecem da noite para o dia. É preciso esforço, trabalho e dedicação, mas fazendo tudo da maneira certa… eles chegam.

Acima, mostrei os resultados comparativos entre 2018 e 2019, agora veja os nosso resultados em 2020, depois que realmente voltamos a ter uma frequência de conteúdo mais frequente e assídua.

Os números são INCRÍVEIS e é impossível não sentir orgulho disso. Chegamos a um aumento de mais de 98%, tanto na retomada quanto na conquista de novos usuários. 

O número de visualizações de página ultrapassou os 50%, ou seja, em resumo, o que aconteceu foi que nos últimos 365 dias, nós DOBRAMOS O TAMANHO DO DESMISTIFICANDO O DIREITO.

WwMT35rhv5RKZF3 lh8sOnFYtRfHhBWPrRtpNzjE7ao3LSFJay2CR6CpHGw7tl 7KkoJ9jZkB P3VzsmF KB0vbHcaPHOu5QBYoaS NBgUkRAz752mRuo 3k1F4RfFU9TZXYzZpo - 10 coisas que aprendi com meu blog jurídico

Mas tem duas coisas que são mais importantes do que esses números…

A primeira é o time que torna isso possível.

São as pessoas que, mesmo remotamente, estão comigo todos os dias, me apoiando, me estimulando e me cobrando quando necessário!

Queria agradecer, do fundo do meu coração, aos queridos Tiago, Ylena, Rebeka, Ana Carolina, Masao, Caco, Lucas, Bruno, Anderson, Catiana e Ariane. Muito obrigada!

A segunda são nossos leitores e alunos! Sem vocês isso tudo seria impossível e sequer faria sentido.

Obrigada por confiar a nós o seu tempo! Obrigada pelos comentários carinhosos, pelas sugestões de conteúdo, pelas correções, por tudo!

Conclusão

Vamos relembrar as lições que eu aprendi na minha jornada  “jurídica digital”?

  • Lição #1: tenha um blog informativo sobre Direito.
  • Lição # 2: registre um domínio próprio.
  • Lição # 3: use o WordPress!
  • Lição # 4: tenha um site visualmente bonito!
  • Lição # 5: tenha um perfil no Jusbrasil e publique artigos lá.
  • Lição # 6: estude SEO para rankear no Google!
  • Lição # 7: use o Google Analytics para medir seus resultados!
  • Lição # 8: não caminhe sozinho!
  • Lição # 9: tenha comprometimento com a publicação de conteúdo.
  • Lição # 10: se reinvente quando for preciso

Teve só uma lição “bônus” que ficou escondida no item anterior. Será que você percebeu?

É a gratidão ❤️

E se tem comemoração, é preciso ter presente, não é mesmo? É por isso que estamos criando uma Lista VIP de Aniversário do Desmistificado. Quem estiver nela, poderá receber alguns conteúdos Exclusivos e garantir um Super Desconto para os nossos treinamentos. 

Mas, Preste Atenção! Para proporcionar uma boa experiência aos participantes, tivemos que limitar o número de vagas para essa lista… então, se você não quer ficar de fora dessa festa, preencha o Formulário Abaixo agora mesmo e participe.

Um grande abraço!

Alê Strazzi

10 comentários
  1. Dra., quero parabeniza-la por esse artigo, toda a sua equipe, esse seu projeto foi fundamental em um período da minha vida quando resolvi atuar no direito previdenciário, meus parabéns a todos e continuem firmes e fortes nessa jornada.

  2. Parabéns pela superação e pelo conteúdo. Matérias muito boas, confiáveis e didáticas. Se tiver vaga pra mais um advogado na equipe “chama eu” rs.

  3. Olha, eu quero agradecer ao esforço de todos em manter o envio de informações tão oportunas sobre o direito previdenciário e ficava me perguntando o seguinte: Que horas que eles vão falar de valores de assinatura, boleto, cartão etc., e nunca me chegou tal cobrança. Então eu verifico que há algo a mais no esforço de voces por este trabalho. Lendo este artigo vejo a dedicação da criadora e dos seus abnegados companheiros em produzir conteúdo de muita qualidade e como consumidor parabenizo esta ação, porque sei que é realmente difícil levar avante uma idéia de divulgação de material previdenciário, pois este ramo do direito foi desprezado por muito tempo e hoje está sendo para os advogados o que antes foi o direito do trabalho. Um ramo em amplo crescimento e consolidação. Não parem!

  4. Parabéns pelo trabalho sempre muito cuidadoso e especial!
    Muito legal ver os aprendizados e acompanhar essa jornada!
    Grande abraço e um parabéns especial de todo o time do Cálculo Jurídico

  5. Este site Desmistificando o Direito é uma conquista para nós advogados, estimulados por suas pesquisas e estudos continuas, juntamente com sua equipe, isto mudou meu espectro de visão da aposentadoria em geral, passe a gostar realmente do tema, parabéns Alessandra!

  6. Gratidão. Parabéns e Gracias a vc e aos demais componentes pelo esforço e dedicação em transmitir conhecimentos. Sucesso gigantes sempre. Abraço a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar