O Mercado da Advocacia Previdenciária

 

Olá, herói previdenciarista!

 

Escrevo este artigo para falar um pouquinho sobre o mercado de atuação para o advogado no Direito Previdenciário, mais especificamente no RGPS (Regime Geral de Previdência Social).

 

É um artigo breve e não tenho pretensão de mostrar cada detalhe deste mercado, mas achei importante abrir os olhos dos colegas, pois muitos não fazem ideia do imenso mar que é o mercado previdenciário!

 

Agora, sem maiores delongas, vamos aos números!

 

Dados estatísticos

 

Segundo dados do último Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS 2014), de 2009 a 2014, houve um crescimento de 15,6 milhões de contribuintes ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Isso representa uma taxa média de crescimento de 5,1% ao ano, índice superior à taxa de crescimento anual da população (fonte).

 

A quantidade de contribuintes pessoas físicas em 2014 foi de 71,5 milhões. Neste mesmo ano, a Previdência Social concedeu 5,2 milhões de benefícios (quantos será foram concedidos com valores incorretos??). Em dezembro de 2014, a Previdência Social mantinha cerca de 32 milhões de benefícios ativos, que totalizaram R$ 32,6 bilhões neste mesmo mês.

 

Além disso, de acordo com o IBGE, seremos uma nação de idosos já em 2.030 (fonte). Ou seja, a parcela da população com 60 anos ou mais será maior do que de crianças com até 14. Em 2055, idosos já serão maioria, superando a quantidade de crianças e jovens com até 29 anos. É um campo de atuação que não vai parar de crescer tão cedo.

 

Some a este número imenso de segurados o fato de que é muito comum o INSS negar o benefício injustamente ou concedê-lo com valor errado. É ou não é um BAITA mercado?

 

Deu para ter uma ideia do que é isso? Infelizmente, os cursos de Direito não têm dado ao Direito Previdenciário a sua devida importância. Mas espero que, com este artigo, eu tenha despertado o interesse de alguns colegas por esta área!

 

Ficou interessado em atuar com advocacia previdenciária? Então aproveite e baixe a minha ficha de atendimento a clientes para causas previdenciárias que eu disponibilizei para os meus leitores. Informe o seu e-mail no formulário acima e eu a enviarei para você gratuitamente.

 

[et_bloom_inline optin_id=”optin_4″]

Comentários